terça-feira, 28 de abril de 2009

Serviço a Francesa "Ala Carte"

Segunda-feira, dia internacional da ressaca, pelo menos la em casa é assim, ou seja, sem grandes preparativos e grandes empolgações, dia de malhar, ver CQC e dormir cedo, então consequentemente sem refeições elaboradas...

Para aproveitar o espaço, vou falar hoje sobre meu tipo de serviço de mesa preferido, o serviço a francesa, prato servido na mesa, sem opção de buffet, mas adequado para um jantar a dois.
No serviço a Francesa, para arrumar de maneira adequada os pratos devem estar à distância de dois dedos da borda da mesa. Os talheres devem sempre estar nas laterais dos pratos (garfos à esquerda; facas á direita com o gume para dentro; e colheres à direita das facas), em distâncias equivalentes e na ordem de uso. Os copos e taças, devem estar sempre à direita em diagonal com relação às facas. Para ocasiões super especiais que envolvam, entrada, prato principal e sobremesa é necessário ter um faqueiro completo, lembrando que os talheres não envolvidos na refeição são retirados logo após o pedido, mas como não é nosso caso, fazemos coisas simples, porém de bom gosto, apenas siga a ordem do garfo, faca, colher (se for o caso), copo e taça.

Abaixo segue um esquema de um serviço completo a Francesa.
Até a proxima.